domingo, 19 de setembro de 2010

Interpretação de Texto

Todos os posts deste blog são resumos extraídos dos meus estudos na área relacionada e, portanto, fico à disposição para eventuais sugestões e críticas quanto ao seu conteúdo.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



Aula 1 – 09/Junho/2010.

Ler: produzir sentido entre o texto apresentado e o conhecimento prévio do leitor.
Este conhecimento prévio, por sua vez, é dividido em:
- Conhecimento Lingüístico: que é conhecer o idioma, entendê-lo.
- Conhecimento Textual: saber a estrutura do texto.
- Conhecimento “de mundo”: que é a cultura geral.

Para ser um bom leitor e redator é fundamental que estes três itens sejam bem dominados. No entanto, a interpretação de texto terá seu foco no conhecimento textual.

Um bom leitor e redator também é aquele que escolhe muito bem o uso das suas palavras, já que elas definirão o seu modo de pensar.

Conteúdo: é a noção de totalidade do conjunto, ou seja, o entendimento completo do texto.
Quando a análise é incompleta, dizemos que ela é reducionista.

Polissemia: É a ocorrência de palavras com mais de um significado.
Ex.: Manga pode ser uma fruta e pode também ser uma parte da roupa.

Ambigüidade: É a ocorrência de duplo sentido em uma frase.
Ex.: “O cachorro do meu primo não gosta de ninguém”.

Em análise de textos, é importante estar atento, mas muito atento, às informações implícitas das frases. Muitas vezes, elas definem o contexto.
Exemplos:
1 - “Os trabalhadores fizeram greve”.
2 - “Os desocupados fizeram greve”.

No exemplo 1, o autor é favorável aos funcionários, porque usou trabalhadores.
No exemplo 2, o autor é contra os funcionários, porque usou uma palavra pejorativa: desocupados.



TIPOLOGIA TEXTUAL:

Narração:
- É uma história.
- Existem personagens, ações e progressões de tempo.
- Típico em filmes e novelas.

Descrição:
- É uma caracterização.
- O uso da palavra irá descrever situações, imagens, entre outros.
- Utiliza-se de muitos substantivos e adjetivos.
- Faz referência aos quatro sentidos: visão, tato, olfato e paladar.
- O tempo não passa, é estático.
- Pode ser Objetiva, quando descrever com base no que o objeto de análise realmente é.
- Pode ser Subjetiva, quando descrever com base naquilo que o autor pensa que o objeto de análise é.
Exemplos:
1 – “O quadro é braço”. Caracterização objetiva, pois não há dúvida que ele é branco.
2 – “O quadro é lindo”. Caracterização subjetiva, pois esta é a opinião do autor.

Dissertação:
- É uma discussão organizada.
- Para uma boa dissertação é necessário um bom argumento.
- Uma boa dissertação é aquela capaz de convencer o leitor ou até mesmo faze-lo mudar de opinião, persuadi-lo.



Aula 2 – 10/Junho/2010.

Argumentar é relacionar idéias, sendo que a sua evolução possui duas etapas:
- Premissa: que é a evidência, ou seja, é a informação bruta recebida.
- Conclusão: que a nova informação derivada da premissa.

Entre a premissa e a conclusão deve haver nexo, caso contrário a conclusão não terá sentido.
Uma premissa pode derivar em diversas conclusões, como opções de direcionamento da idéia.

Tipos de Argumento:
- Argumento Contrário: É aquele que se opõe à idéia central do texto apresentado.
- Argumento Enfraquecedor: É aquele que concorda com ressalvas com a idéia do texto apresentado.
- Argumento Favorável: É aquele que ratifica a idéia central apresentada no texto anterior.
Ainda relacionado com estes conceitos de argumento é importante saber a idéia do Fato Conseqüente, que é uma ação posterior ao texto apresentado. Este fato deve conter um verbo nocional.

Coesão é uma ligação, um link, que resulta em uma boa trama textual.

Anáfora é a repetição de uma idéia anterior.
Catáfora é a antecipação de uma idéia posterior.
Palavra Hipônima é a palavra que possui sentido específico.
Palavra Hiperônima é a palavra que possui sentido genérico.

Aula 3 – 16/Junho/2010.

1) Qual é a diferença de frase, oração e período?
- Frase: Todo enunciado que tem sentido, com ou sem verbo.
- Oração: Todo enunciado que tem sentido e obrigatoriamente deve ter verbo.
- Perídodo: Pode ser simples, quando tem apenas 1 oração o pode ser composto, quando tem duas ou mais orações.

2) O que é uma conjunção adverbial de tempo?
Expressa o momento em que ocorre o fato contido na oração principal.

3) O que é uma conjunção adverbial de finalidade?
Expressa finalidade (objetivo) do fato contido na oração principal.

4) O que é uma conjunção adverbial condicional?
Expressa condição imposta para que o fato contido na oração principal ocorra.

5) O que é uma conjunção adverbial de Concessão?
Expressa um caso particular, uma exceção do processo contido na oração principal. Normalmente o verbo da oração está no modo subjuntivo.

6) O que é uma conjunção adverbial de Consequência?
Expressa a conseqüência, o resultado, do fato contido na oração principal.

7) O que é uma conjunção adverbial Causal?
Expressa a causa que provoca o fato contido na oração principal.

8) O que é uma conjunção adverbial de Comparação?
Faz uma comparação entre o fato expresso na oração subordinada e o expresso na oração principal.

9) O que é uma conjunção adverbial de Conformidade?
Expressa uma forma ou um critério de acordo com o qual ocorre o fato expresso pela oração principal.

10) O que é uma conjunção adverbial Proporcional?
Expressa uma relação de proporção entre o fato da oração subordinada e o da principal.

11) O que é uma conjunção Coordenativa Aditiva?
Expressa uma relação de soma, adição

12) O que é uma conjunção Coordenativa Adversativa?
Expressa uma idéia contrária à da outra oração. É uma oposição

13) O que é uma conjunção Coordenativa Alternativa?
Expressa a possibilidade de opção, de escolha, de alternância.

14) O que é uma conjunção Coordenativa Conclusiva?
Expressa conclusão da idéia contida na outra oração.

15) O que é uma conjunção Coordenativa Explicativa?
Expressa uma justificativa

16) Qual é o sentido da conjunção “A fim de que”?
Subordinada Adverbial de Finalidade. Exemplo: Treinou bastante, a fim de que conquistasse o primeiro lugar.

17) Qual é o sentido da conjunção “à medida que”?
Subordinada Adverbial Proporcional. Exemplo: A rua se enchia à medida que chovia.

18) Qual é o sentido da conjunção “a menos que”?
Subordinada Adverbial Condicional. Exemplo: Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos.

19) Qual é o sentido da conjunção “a não ser que”?
Subordinada Adverbial Condicional. Exemplo: Eu irei. A não ser que chova.

19) Qual é o sentido da conjunção “à proporção que”?
Subordinada Adverbial Proporcional. Exemplo: Ele se irritava à proporção que sua irmã falava.

20) Qual é o sentido da conjunção “Ainda que”?
Subordinada Adverbial de Concessiva. Exemplo: Estudarei com fervor ainda que seja difícil passar.

21) Qual é o sentido da conjunção “ao passo que”?
Subordinada Adverbial Proporcional. Exemplo: Aprendi ao passo que fui estando.

21) Qual é o sentido da conjunção “assim”?
Coordenada Conclusiva. Exemplo: Assim, ficou decidido que não viajaremos.

22) Qual é o sentido da conjunção “assim que”?
Subordinada Adverbial Temporal. Exemplo: Sairemos assim que a festa acabar.

23) Qual é o sentido da conjunção “caso”?
Subordinada Adverbial Condicional. Exemplo: Ligue para nós caso tenha algum problema.

23) Qual é o sentido da conjunção “Como”?
Subordinada Adverbial Causal. Exemplo: Como estava muito frio, não fui à recepção.
Subordinada Adverbial Comparativa. Exemplo: Como todos nós, eles também são capazes.
Subordinada Adverbial de Conformativa. Exemplo: Faremos como manda o regulamento.

24) Qual é o sentido da conjunção “conforme”?
Subordinada Adverbial de Conformativa. Exemplo: Eu fiz conforme o senhor mandou.

25) Qual é o sentido da conjunção “conquanto”?
Subordinada Adverbial de Concessiva. Exemplo: Ele aparenta ser rico, conquanto seja pobre.

25) Qual é o sentido da conjunção “consoante”?
Subordinada Adverbial Conformativa. Exemplo: As ações de cada pessoa são boas ou más consoante a maneira como as outras as comentam.

26) Qual é o sentido da conjunção “contanto que”?
Subordinada Adverbial de Condicional. Exemplo: Farei contato que você me pague.

27) Qual é o sentido da conjunção “contudo”?
Coordenada Adversativa.

27) Qual é o sentido da conjunção “de modo que”?
Coordenada Conclusiva. Exemplo: Ele estava bêbado, de modo que não entendeu nada.

28) Qual é o sentido da conjunção “desde que”?
Subordinada Adverbial de Condicional. Exemplo: Casarei desde que me ames eternamente.
Subordinada Adverbial Temporal.

29) Qual é o sentido da conjunção “do que”?
Subordinada Adverbial Comparativa. Exemplo: Ela é mais bonita que você.

30) Qual é o sentido da conjunção “e não”?
Coordenada Aditiva. Exemplo:

31) Qual é o sentido da conjunção “Embora”?
Subordinada Adverbial de Concessiva. Exemplo: Estudei embora estivesse muito cansado.

32) Qual é o sentido da conjunção “enquanto”?
Subordinada Adverbial Temporal. Exemplo: Tomarei uma cerveja enquanto você não chega.

33) Qual é o sentido da conjunção “entretanto”?
Coordenada Adversativa. Exemplo: Eu Namoro, entretanto, continuo saindo com meus amigos.

34) Qual é o sentido da conjunção “logo”?
Coordenada Conclusiva. Exemplo: Estou doente. Logo, não mergulharei.

35) Qual é o sentido da conjunção “logo que”?
Subordinada Adverbial Temporal. Exemplo: Lavarei carro logo que volte a água.

36) Qual é o sentido da conjunção “mais... que”?
Subordinada Adverbial Comparativa. Exemplo: Ela é mais bonita que você.

37) Qual é o sentido da conjunção “mas”?
Coordenada Adversativa. Exemplo: Estudei pouco, mas fui aprovado mesmo assim.

38) Qual é o sentido da conjunção “menos... que”?
Subordinada Adverbial de Comparação. Exemplo: Ele é menos rico que João.

40) Qual é o sentido da conjunção “não só... mas também”?
Coordenada Aditiva. Exemplo: Não só de amor viveremos, mas também de muitas glórias.

41) Qual é o sentido da conjunção “nem”?
Coordenada Aditiva.

42) Qual é o sentido da conjunção “no entanto”?
Coordenada Adversativa.

43) Qual é o sentido da conjunção “ora... ora”?
Coordenada Alternativa.

44) Qual é o sentido da conjunção “ou... ou”?
Coordenada Alternativa.

45) Qual é o sentido da conjunção “para que”?
Subordinada Adverbial de Finalidade.

46) Qual é o sentido da conjunção “pois” antes do verbo?
Coordenada Explicativa.

47) Qual é o sentido da conjunção “pois” após o verbo?
Coordenada Conclusiva.

48) Qual é o sentido da conjunção “por isso”?
Coordenada Conclusiva.

49) Qual é o sentido da conjunção “porém”?
Coordenada Adversativa.

50) Qual é o sentido da conjunção “porquanto”?
Subordinada Adverbial Causal.

51) Qual é o sentido da conjunção “porque”?
Coordenada Explicativa.
Subordinada Adverbial Causal.

51) Qual é o sentido da conjunção “por conseguinte”?
Coordenada Conclusiva.

51) Qual é o sentido da conjunção “por mais que”?
Subordinada Adverbial Concessiva.

52) Qual é o sentido da conjunção “portanto”?
Coordenada Conclusiva.

52) Qual é o sentido da conjunção “posto que”?
Subordinada Adverbial Concessiva.

53) Qual é o sentido da conjunção “quando”?
Subordinada Adverbial Temporal.

54) Qual é o sentido da conjunção “quanto mais... tanto mais”?
Subordinada Adverbial Proporcional.

55) Qual é o sentido da conjunção “que”?
Coordenada Explicativa.
Subordinada Adverbial Consecutiva.
Subordinada Adverbial Comparativa.

56) Qual é o sentido da conjunção “quer... quer”?
Coordenada Alternativa.

56) Qual é o sentido da conjunção “salvo”?
Subordinada Adverbial Condicional.

57) Qual é o sentido da conjunção “se”?
Subordinada Adverbial de Condicional.

58) Qual é o sentido da conjunção “senão”?
Coordenada adversativa.

58) Qual é o sentido da conjunção “se bem que”?
Subordinada Adverbial de Concessiva.

59) Qual é o sentido da conjunção “segundo”?
Subordinada Adverbial Conformativa.

60) Qual é o sentido da conjunção “sempre que”?
Subordinada Adverbial Temporal.

61) Qual é o sentido da conjunção “tamanho... que”?
Subordinada Adverbial de Consecutiva.

62) Qual é o sentido da conjunção “tanto... que”?
Subordinada Adverbial de Consecutiva.

63) Qual é o sentido da conjunção “tão... quanto”?
Subordinada Adverbial de Comparação.

64) Qual é o sentido da conjunção “tão... que”?
Subordinada Adverbial de Consecutiva.

65) Qual é o sentido da conjunção “todavia”?
Coordenada Adversativa.

66) Qual é o sentido da conjunção “uma vez que”?
Subordinada Adverbial Causal.

67) Qual é o sentido da conjunção “visto que”?
Coordenada Explicativa.



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